Uma Fruta Comum que Ajuda Controlar a Glicose Naturalmente

banana-verde

Apenas quem tem diabetes sabe como é... A dor, o medo, a vida sempre muito controlada... É um pesadelo terrível..

Mas nem tudo é desgraça... Felizmente a natureza nos brinda com alimentos que são aliados do nosso organismo e nos ajudam a combater esse mal de forma mais saudável.

A alimentação inteligente é a chave para quem deseja manter os níveis de glicose estáveis sem ter que ficar dependendo tanto de medicamentos, que muitas vezes podem causar efeitos indesejados sobre o organismo.

Conhecer os "alimentos tóxicos", que elevam os níveis de glicose, e os "alimentos amigos", que mantém os níveis estáveis, é fundamental para todo diabético.

Uma Fruta Muito Conhecida

E um desses "alimentos amigos" é uma fruta nacional muito conhecida, a BANANA VERDE. Estudos científicos revelaram sua grande eficácia no combate a diabetes.

A banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do organismo.

Essas bactérias funcionam como soldados do bem, que ajudam a evitar picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos na corrente sanguínea.

Portanto, a banana verde é uma ótima aliada no controle da diabetes. Lembrando que ela precisa estar verde e não pode estar madura..

E a melhor forma de consumi-la é através da farinha de banana verde, conforme aponta um estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). 

Caso não queira comprar a farinha já pronta, deixamos para você, mais abaixo, uma receita de como fazer e consumir a farinha de banana verde.

Agora, se você quiser saber um pouco mais sobre alimentação inteligente para diabéticos, veja a reportagem que TV Record fez sobre um tratamento inovador e natural para Diabetes. Para assistir a reportagem clique aqui ou no botão abaixo.

Como fazer a farinha de banana verde

Para fazer a farinha de banana verde em casa basta seguir a receita:

Ingredientes

6 bananas verdes

Modo de preparo

Cortar as bananas em rodelas médias, colocar lado a lado em uma forma e levar ao forno em temperatura baixa, para não queimá-la.

Deixar até elas ficarem bem secas, praticamente esfarinhando na mão. Retirar do forno e deixar esfriar na temperatura ambiente.

Depois de totalmente frias, colocar as rodelas no liquidificador e bater bem até virar uma farinha. Peneirar até a farinha ficar na espessura desejada e guarde num recipiente bem seco e tampe.

Esta farinha de banana verde caseira dura até 20 dias e não contém glúten.

Como usar

A quantidade de farinha de banana verde que se deve consumir por dia é de até 30 gramas. Você pode adicionar até 2 colheres (de sopa = 20g) num copo de água e tomar em jejum ou adicionar no iogurte, na fruta, na vitamina de frutas ou no feijão, por exemplo.

Ela não tem um sabor forte e também pode ser usada para substituir a farinha de trigo no preparo de bolos, muffins, biscoitos e panquecas.

Mas é importante consumir mais água que o habitual para garantir que o bolo fecal fica bem hidratado, facilitando sua saída. Caso contrário, as fezes ficarão muito secas.

A farinha de banana verde não possui contraindicações e pode ser consumidas por todas as pessoas, de todas as idades.

Além de ajudar a controlar os níveis de glicose, a farinha de banana verde ainda possui uma série de beneficios para o organismo, ajudando inclusive a combater estados de tristesa e depressão.

Mais Informações

Para mais dicas de alimentação inteligente para diabéticos, marque a sua situação abaixo:

Deixe um comentário

2 Comentários em "Uma Fruta Comum que Ajuda Controlar a Glicose Naturalmente"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest
Julieta Maia
Visitante

Adorei!

Rafael
Visitante

Que bom que não faltam bananas no Brasil

wpDiscuz